Ouça o conteúdo
#PraCegoVer. Mapa do Brasil que mostra a situação de cada município quanto à análise comparativa da quantidade de respiradores/ventiladores entre os meses de fevereiro e maio de 2020. Em vermelho estão os municípios que permanecerem sem nenhum equipamento. Em laranja, os que diminuíram a quantidade. Em amarelo, os que não mudaram. Em verde os que aumentaram a quantidade de respiradores/ventiladores disponíveis.
Os ventiladores, ou respiradores mecânicos, são equipamentos utilizados para auxiliar pacientes com problemas respiratórios graves como os causados pela COVID-19. De acordo com a Veja Saúde em matéria de 11 de maio de 2020, o agente infeccioso Sars-Cov-2, o novo coronavírus, pode provocar um estado inflamatório nos pulmões comprometendo a capacidade de oxigenar o sangue e eliminar gás carbônico. Conforme a matéria da BBC de 31 de março de 2020, 5% dos casos de infecção desenvolvem um quadro grave chamado de Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDAR). Estes casos resultam em baixos níveis de oxigenação no sangue que, por sua vez, é um dos critérios para a tomada de decisão de internação e utilização de respiradores mecânicos.
No entanto, de acordo com o levantamento realizado no DATASUS em junho de 2020, referente às informações consolidadas no mês de fevereiro e maio do mesmo ano, mais da metade dos municípios brasileiros (57%), que juntos somam mais de 30 milhões de habitantes, não possuem respiradores e/ou ventiladores.
Apesar do número total de respiradores no país ter aumentado em 12% desde fevereiro até maio de 2020, os dados apontam que 76 municípios apresentaram uma diminuição na quantidade dos equipamentos com relação ao mesmo período.
O mapa acima representa a comparação entre o número de respiradores/ventiladores segundo seu aumento, diminuição ou ausência de diferença entre os meses de fevereiro e maio de 2020, assim como os municípios que não possuem tais equipamentos.
Os gráficos abaixo apresentam os números totais de respiradores/ventiladores no país nos meses de fevereiro e maio de 2020 conforme cada região.


Outras atualizações serão disponibilizadas mediante a atualização dos dados nas fontes originais consultadas. Acompanhe nossas publicações de notícias!
Fonte original dos dados:
TABNET / DATASUS – Número de respiradores/ventiladores por município (acesso em junho de 2020)
IBGE – limites municipais e estaduais (acesso em abril de 2020)
Acesso aos dados: Shapefile
Licença de uso: Permitido compartilhamento com citação do projeto “Onde tem Coronavírus?” CC-BY-SA