Os vídeos apresentados nesta publicação mostram a evolução da COVID-19 no Brasil, através de representações do mapa das unidades da federação. Essa forma de representação é chamada de anamorfose e tem como característica a alteração da área do mapa para evidenciar uma variável selecionada. Nestes GIFs, a quantidade de novos casos e de novas mortes por COVID-19 está mapeada para semana epidemiológica.
As anamorfoses foram desenvolvidas utilizando os dados divulgados no portal do Brasil.io, sendo a data de referência sempre o último dia da semana epidemiológica, segundo o Calendário Epidemiológico de 2020 divulgado pelo Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. Assim, a análise utilizou dados a partir do dia 04/04/2020, que corresponde ao último dia da semana epidemiológica 14, até o dia 22/08/2020, que corresponde ao último dia da semana epidemiológica 34. Os dados populacionais foram obtidos das projeções do IBGE para 2019.
As taxas apresentadas foram calculadas pela diferença entre a semana epidemiológica analisada e a semana anterior, assim utilizando os dados atualizados por semana. Além disso, as taxas foram calculadas para evidenciar o número de novos casos e o número de novas mortes por 100.000 habitantes. Desse modo, os estados terão maior área quanto maior for a taxa.
Fonte original dos dados:
IBGE – limites (acessado em abril de 2020)
Brasil.io – COVID-19: Boletins informativos e casos do coronavírus por município por dia
Acesso aos dados: CSV | Shapefile
Licença de uso: Permitido compartilhamento com citação do projeto “Onde tem Coronavírus?” CC-BY-SA
Autores: Diana Hamburger, Helena França, Gabriela Modenezi, Lizandra Luz Callegon, Aline Santos Lopes, Marina Zacari, André Freire.